quarta-feira, 17 de março de 2010

Havan restaura quartos do Hospital Evangélico de Brusque


Com recursos doados pela Havan, o Hospital Evangélico e Maternidade Cônsul Carlos Renaux, de Brusque, reformou três quartos da ala da pediatria. Os apartamentos não passavam por manutenção há mais de 10 anos e estavam desativados por não estarem em condições de acomodar pacientes.

Segundo Ilse Barboza, gestora do hospital, inicialmente os quartos apresentavam infiltrações nas paredes, pintura e piso danificados, além de vazamentos nos banheiros. Ao decorrer das obras, que iniciaram em setembro de 2009, outros problemas foram identificados. “As tubulações elétricas e hidráulicas estavam danificadas e algumas com sérios vazamentos. O reboco estava totalmente solto em função das infiltrações. Tivemos que refazer o piso e acabamentos como torneiras e chuveiro”, detalha a gestora.

Todos os materiais usados na reforma, a mão-de-obra e os equipamentos instalados nos quartos foram pagos com recursos doados pela Havan. “Um dos nossos compromissos é devolver o que temos recebido da comunidade, em todas as cidades em que a Havan tem loja, através de apoios culturais, sociais, esportivos e principalmente na área da saúde. A Havan resolveu atender o Hospital Evangélico, por se tratar de uma entidade com forte representação em Brusque, cidade da matriz da Havan”, ressalta Luciano Hang, diretor-presidente da Havan.

“Nossos clientes, sejam os doentes, seus familiares e acompanhantes, merecem respeito, atenção a carinho. Mais do que serviços de saúde, procuram um ambiente que ofereça conforto e segurança e com a ajuda da Havan podemos atender essas necessidades”, enfatiza Ilse. Os quartos restaurados já estão recebendo pacientes há 15 dias.

Durante as obras, os apartamentos passaram pelos seguintes processos:

· Retirada do revestimento dos pisos dos dormitórios e contrapisos dos banheiros;
· Colocação de contrapisos novos e acertos no contrapiso existente;
· Fechamento do acesso que ligava um dormitório ao outro;
· Retirada da cerâmica das paredes dos banheiros;
· Novas instalações hidráulicas;
· Substituição de chuveiros elétricos por tubulações para água quente e fria;
· Novas tubulações de esgoto;
· Remoção, limpeza e execução de novo reboco nas paredes;
· Substituição das janelas por outras com estrutura em alumínio;
· Troca das portas de entradas e portas dos banheiros, adaptadas para cadeirantes;
· Revestimentos de cerâmica novos no piso e paredes dos banheiros;
· Instalação de novos chuveiros, bacios sanitários e pias;
· Rebaixamento em gesso e novas luminárias no teto;
· Reinstalação da fiação elétrica, com novas tomadas e interruptores;
· Aplicação de massa corrida e pintura nas paredes e tetos dos dormitórios;
· Troca de calhas e parte das telhas na extensão dos quartos;
· Colocação de disjuntores, tomadas, TVs, ar-comprimido/oxigênio;
· Instalação de ar-condicionado tipo Split;

terça-feira, 16 de março de 2010

Festival de Corais de Blumenau

Alguns dos melhores grupos de canto coral de Santa Catarina se apresentam em Blumenau, nos dias 26, 27 e 28 de março, durante o Chorfestival, o Encontro de Corais de Blumenau. O evento é uma realização da DFW Eventos, através da Lei Rouanet de incentivo à cultura, com patrocínio da Hering 130 Anos e BRDE e apoio da Fundação Cultural de Blumenau e Conselho Municipal para o Ensino da Língua Alemã.

O Chorfestival terá uma atração especial de abertura, na sexta-feira, 26 de março. A partir das 20 horas, no Teatro Carlos Gomes, o público poderá conferir a performance do grupo Polyphonia Khoros - Coro e Orquestra, de Florianópolis. O grupo tem 10 anos de experiência e é formado por 30 músicos, que cantam e tocam simultaneamente em cena, sob regência da maestrina Mércia Mafra Ferreira.

No sábado o Festival de Corais reserva a manhã para apresentações em espaços públicos: às 10 horas na Praça Doutor Blumenau e às 11 horas na Escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo. À tarde (a partir das 16 horas) ocorrem as apresentações oficiais dos 11 grupos de corais inscritos no festival, no palco do Centro Cultural 25 de Julho.

No domingo os corais se apresentam às 9h30min na Igreja Evangélica Luterana Centro (após o culto, com repertório sacro); às 15 horas no Shopping Center Neumarkt e às 17 horas no Parque Ramiro Ruediger (marcando o encerramento do festival).

Com exceção da abertura, no Teatro Carlos Gomes, todas as demais apresentações terão entrada franca e serão abertas ao público. O concerto de abertura terá ingressos de R$ 20,00, com meia entrada para sócios do TCG, estudantes e idosos, sendo que todos que levarem um quilo de alimento não-perecível para doação terão 50% de desconto no ingresso.

Chorfestival

O Chorfestival nasce com o objetivo de valorizar a tradição do canto coral, uma das primeiras manifestações culturais dos imigrantes que colonizaram a região. Esta atividade é mantida por centenas de grupos, que além de praticarem e ensinarem o canto coral às novas gerações, mantêm vivo o ensino do idioma alemão, graças ao seu repertório tradicional.

A Hering - que ao longo de sua história sempre esteve associada à cultura e às tradições de Blumenau - fez questão de inserir o Festival nas comemorações de seus 130 anos. Para a coordenadora de Comunicação Corporativa da empresa, Amélia Malheiros, o apoio ao Chorfestival representa a continuidade do compromisso que a Hering tem para com a cultura. "Incorporamos esses valores na empresa desde a gestão de Ingo Hering, que foi precursor de várias obras na área cultural em Blumenau. Por isso temos sempre este olhar carinhoso para as boas iniciativas, apoiando também nossos colaboradores e seus filhos a desenvolverem suas aptidões musicais", afirma.

O encontro também será uma oportunidade para homenagear pessoas e entidades que contribuíram para manter viva a tradição dos corais - incluindo o maestro Heinz Geyer, morto em 1982. O evento também quer homenagear os que contribuíram com a história de corais no Centro Cultural 25 de Julho, um dos precursores desta atividade na região. Participam do festival, 11 corais regionais das cidades de Blumenau, Itajaí, Gaspar, Apiúna, Guabiruba e Pomerode.

Corais participantes:
Polyphonia Khoros (Florianópolis)
Coral Infanto-Juvenil Nossa Senhora Aparecida (Apiúna)
Coral Pommersanger (Pomerode)
Coro Misto Santa Cecília (Gaspar)
Coro Cristo Rei (Guabiruba)
Coro Carpe Diem (Itajaí)
Grupo Vocal Licor de Pitanga (Itajaí)

Corais de Blumenau:
Coral Masculino do Clube 25 de Julho
Coral Misto do Clube 25 de Julho
Coro Misto Testo Salto
Coral Camerata Vocale
Coral Círcolo Italiano