quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Schrader completa 150 anos com jantar festivo

Ao contrário de muitas empresas que fracassaram no transcorrer das gerações, a Schrader Comércio e Representação, de Blumenau está cada vez mais forte e nesta quinta-feira, dia 22, comemora com um jantar no tabajara Tênis Clube, às 20h30min, 150 anos de atividades ininterruptas. De acordo com o Arquivo Histórico, é a empresa mais antiga do Vale do Itajaí ainda em atividade e gerida pela mesma família. A administração está na quinta geração e já preparando a sexta geração, dois filhos dos sócios que trabalham na empresa.

A previsão é de que 400 pessoas, entre clientes e amigos compareçam ao aniversário da empresa, que contará com muitas surpresas. Mas, o que já pode ser divulgado é que o mestre de cerimônias será o jornalista Mário Motta e o evento contará com a presença do vice-presidente da Cosan e Representante das operações da Mobil no Brasil. A Schrader é distribuidora da Mobil há quase 80 anos. A parceria tem dado tão certa que a edificação da nova sede da empresa blumenauense foi adequada aos padrões de exigências da parceira. A Schrader está em segundo lugar em market-share e sexta no ranking absoluto no Brasil. Além disso, o market-share da empresa (13,2%) está acima da média nacional, que é de 11,8%. O jantar será ao som do pianista Geraldo Bispo e haverá um Concerto com a Orquestra de Câmara de Blumenau.

Com um faturamento de R$ 45 milhões em 2008, a empresa distribui, além dos lubrificantes Mobil, também filtros de ar Mann, detergentes automotivos e industriais e pneus para moto da marca Pirelli. Para este ano, a expectativa é de um crescimento de cerca de 10% no faturamento global. O grande mix de produtos e quantidade de mercadoria movimentada resulta em um complexo processo de compra, armazenagem e venda. A empresa mantém também assistente técnico dedicado à área e realiza frequentemente trabalhos de análise de óleo, acompanhamento, extensão do período de troca e treinamentos.

Sucessão familiar

A continuidade das empresas familiares por três ou mais gerações é um desafio de quebra de paradigmas. Em dezenas de países existem frases muito parecidas com a brasileira de “pai rico, filho nobre, neto pobre”. No México é comum ouvir: “pai comerciante, filho playboy, neto mendigo”. Na Alemanha se conhece um trocadilho bem pesado: “Erwerben, vererben, verderben”, o que significa: “a primeira geração desenvolve, a segunda herda e a terceira destrói”. Outra frase universal conhecida diz: “pai na coluna empresarial, filho na coluna social e neto na coluna policial”. Se olharmos países, estados e reinados, esse paradigma tem as suas razões. Por outro lado, se conhece dezenas de empresas familiares bem sucedidas na terceira, quarta e até 13ª. geração. Um bom exemplo disso é a blumenauense Schrader Comércio e Representações Ltda. que está na sexta geração e este ano completa 150 anos de atividades ininterruptas.

Especialistas comprovam que é possível ter uma sucessão familiar bem sucedida, desde que sejam estabelecidos parâmetros bem claros de como será a sucessão dos herdeiros bem cedo. Normas, rituais e disciplina são fundamentais. É necessário aprender a gerenciar conflitos que, se não forem bem administrados, podem gerar rupturas dolorosas na família e, consequentemente, refletirem no negócio. Por isso, muitas empresas familiares de médio e grande porte desaparecem na primeira, na segunda ou na terceira geração.

Na Schrader, que está na quinta geração, os sócios, Carlos Henrique Schmidt e Carlos Husadel Dalsenter, contam que o que vale na empresa é a meritocracia para que alguém seja promovido. Assim foi com eles, que passaram por diversos setores da empresa, assim está sendo com os seus filhos, Alexandre Demmer Schmidt e Tomás Antônio Schmidt Dalsenter, que representam a sexta geração e hoje atuam na coordenação da área de vendas. Ambos passaram por todos os setores na empresa e, inclusive, tiveram experiências profissionais fora da Schrader, para ampliar o currículo.

Conheça os herdeiros até a sexta geração:

Ferdinand Schrader: Nasceu em 20 de junho de 1830, na cidade de Ruembeck, província de Magdeburgo, Alemanha. Quando tinha 25 anos, seu entusiasmo de moço fê-lo abraçar os ideais de colonização do Dr. Blumenau, levando-o a imigrar para o Brasil. Ferdinand chegou a Blumenau por volta do ano de 1855, poucos anos após a fundação de Blumenau. Foi quem deu início a Schrader em 1859.

Alwin Schrader: Nasceu em 26 de dezembro de 1869 em Blumenau. Foi o terceiro filho de Ferdinand e, por conta da precariedade do ensino na colônia, naquela época, ele foi enviado à Alemanha para concluir seus estudos. Por volta de 1890 regressou a Blumenau a fim de auxiliar o pai na casa comercial. Assumiu a direção do empreendimento em 1894.

Heinz Schrader: Nasceu em 6 de janeiro de 1905. Aos 22 anos retorna da Europa, onde concluiu seus estudos. Dotado de grande espírito de gratidão e muita força de vontade, ao encontrar uma Blumenau estagnada, tratou de transformar o empreendimento familiar, diversificando atividade ali exercida e ampliando as ações da organização, que passou a atuar como uma grande empresa comercial e atacadista. Em 1987, quando a empresa completou 128 anos de existência, ele comemorou também 60 anos de liderança ininterrupta a frente da Schrader.

Heinz Wolfgang Schrader: Nasceu em 02 de junho de 1935. Iniciou suas atividades na empresa em 1957 tendo sido nomeado diretor em 1961. Desenvolveu suas atividades na empresa com foco mais fortemente voltado a concessionária de caminhões Mercedes Benz participando ativamente da criação e implantação de uma concessão Mercedes Benz em Itajaí, a Itadisa-Itajaí Diesel S.A. Após o acordo familiar de 1997, passou a dedicar-se exclusivamente a concessionária Mercedes Benz em Blumenau.

Lothar Schmidt: Casado com Siegrid Schrader Schmidt – filha de Heinz Schrader - nasceu em 26 de dezembro de 1926. Após desenvolver atividades em empresas do comércio local, foi convidado a ingressar na Schrader em 1950, tendo sido nomeado procurador em 1959 e diretor em 1961. Embora sempre tenha se dedicado mais fortemente a atividade da distribuição dos produtos Mobil, no inicio dos anos 70 foi o grande incentivador e lutador para a implantação de uma nova concessionária Mercedes Benz no município vizinho de Itajaí, criada em 1973. Com o acordo familiar de 1997, passou a se dedicar exclusivamente as atividades da Itadisa - Itajaí Diesel S.A.

Carlos Henrique Schmidt: Nasceu em 9 de março de 1958. Após 20 anos de atividades no ramo industrial, foi convidado a estruturar o acordo familiar de 1997. Após a conclusão desse mesmo acordo, ingressou na Schrader Comércio e Representações na qualidade de sócio proprietário juntamente com sua irmã Bettina Schmidt Dalsenter e seu cunhado Carlos Husadel Dalsenter.

Carlos Husadel Dalsenter: Casado com Bettina Schmidt Dalsenter – filha de Lothar Schmidt – nasceu em 26 de setembro de 1953. Após desenvolver atividades em empresas locais, ingressou na Schrader em 1978 supervisionando as vendas de produtos Mobil. Também atuou na administração das duas concessionárias Mercedes Benz no período de 1980 a 1997. Em função do acordo familiar de 1997, passou a dedicar-se com exclusividade as atividades da Schrader Comércio e Representações Ltda. na qualidade de sócio proprietário juntamente com a esposa e o cunhado Carlos Henrique Schmidt.

Tomás Antônio Schmidt Dalsenter: Nasceu em 10 de janeiro de 1981. Formado em Administração de Empresas, exerceu a função de estagiário durante um período de seis meses durante o ano de 1999. Após atuar por três anos na sua própria empresa do ramo de produtos para informática, vendeu a mesma e voltou à Schrader Comércio e Representações Ltda., em 2003. Desenvolveu atividades na área de vendas do segmento de postos de combustível e atualmente exerce a função de Coordenador de Vendas da área Automotiva.

Alexandre Demmer Schmidt: Nasceu em 21 de janeiro de 1987. Atualmente cursando o último semestre de Administração de Empresas na FURB, iniciou suas atividades na Schrader em 2005, auxiliando em projetos diversos. Após conhecer todos os setores da empresa, passou por um período afastado, quando fez um intercâmbio universitário na Alemanha. Retornou à empresa em agosto de 2008 e desde abril de 2009 exerce a função de Coordenador de Vendas das áreas Industriais e de Consumidores Finais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário