Atração em eventos da Havan, como o Natal Luz, músicos colecionam uma trajetória de sucesso
A Família Lima chega em Lages domingo, dia 22, para se apresentar no maior espetáculo de Natal que a cidade já viu. O show no Natal Luz Havan 2009, que começa pontualmente às 21 horas em frente à filial Havan, reserva momentos de grande emoção. Lucas, Amom-Rá, Allen, José Carlos e Moisés irão cantar, além de músicas do álbum Carmina Burana e outras que fizeram sucesso ao longo da carreira, canções natalinas especialmente ensaiadas para o evento.
Além da apresentação dos músicos, o acendimento de 300 mil lâmpadas na fachada da loja, chegada do Papai Noel e um show de fogos de artifício também estão na programação e prometem tornar o brilho do evento ainda maior. Segundo o diretor-presidente da rede Havan, Luciano Hang, o Natal Luz é um presente para a família lageana e comemora o sucesso da Havan na cidade, onde está desde 28 de junho de 2008.
A parceria entre Família Lima e Havan é antiga. Os músicos já realizaram outros 12 shows em eventos promovidos pela rede de lojas. As cidades de Joinville, Balneário Camboriú, Brusque, Criciúma, Florianópolis, Chapecó, Blumenau, Curitiba e Cascavel foram palcos de apresentações da Família Lima em edições do Natal Luz e outras promoções.
O evento tem o apoio da Prefeitura de Lages e marca a abertura do Brilho 2009, Encantos de Natal.
História
Grande atração do Natal Luz Havan 2009, a Família Lima possui uma trajetória singular. Uma carreira construída sobre bases muito diferentes das usualmente praticadas pela maioria dos artistas já havia levado José Carlos, Amon-Rá, Allen, Moisés e Lucas a excursionarem pelo Brasil e pelo mundo, bem como, serem atração nos principais programas da televisão brasileira, mesmo antes de seu primeiro CD, lançado em 1997, pela então RGE/Som Livre.
Mas o início desta história começa nas terras gaúchas, com o encontro de Zeca (apelido de José CarlosLima), com a então enfermeira e filha de alemães Lorena Scholles. Zeca já era músico dos "Inocentes", banda montada com seus irmãos nos anos 60 e que alcançou relativo sucesso em Novo Hamburgo e interior do Rio Grande do Sul. Os opostos se atraíram, se casaram e logo ganharam o primeiro filho, Amon-Rá. Zeca continuava sua carreira tocando em bailes e chegou a ser convidado a fazer parte da banda de Ana Mazzoti, cultuada cantora gaúcha da época. Enquanto isto, Lorena cursava a faculdade de enfermagem e estagiava.
Aos 21 anos, Zeca resolveu aprender a tocar violino e se dedicou de corpo e alma ao estudo de instrumento. Descobriu o inovador método japonês Suzuki, desenvolvido em 1933 pelo Professor Sin-Ichi Suzuki, o qual revolucionou o ensino da música para crianças. Pioneiro, Zeca montou, em Porto Alegre, a escola "Tio Zequinha", de educação musical infantil, utilizando o método oriental. Pouco depois decidiu ensinar música ao filho, antes mesmo que ele aprendesse a falar. Provavelmente este tenha sido o início da Família Lima.
É interessante ouvir a explicação feita pelo próprio Zeca sobre o método Suzuki e perceber o horizonte que se abriu na sua vida e na vida de família: "Na verdade, o que o Método Suzuki busca é o aperfeiçoamento do indivíduo através da música. Além de formar um excelente músico, sua intenção é desenvolver a concentração, a disciplina, a atenção, a coordenação motora, a memória e o sentido para o estético. Devemos entender que o talento não é privilégio de ninguém; todos podemos trabalhar nosso inato talento humano, desde que o ritmo individual de cada um seja respeitado".
Na mesma velocidade com que a família Scholles Lima ia aumentando, além de Amon-Rá, vieram Moisés e o caçula Lucas, todos já aprendendo violino, crescia em Zeca e Lorena a idéia de popularizar e difundir a música Clássica. Então, eles passaram a organizar apresentações da chamada Música Erudita em locais informais. E os filhos, que estudavam música com o pai e ensaiavam peças em grupo, acabavam sempre subindo ao palco e participando dos Concertos. Logo a família virou atração e começaram a aparecer pedidos para apresentações de Zeca e seus filhos.
Contudo, o surgimento oficial da Família Lima como grupo, se é que podemos dizer isso, só aconteceu em 1993, quando Allen, sobrinho de Zeca, passou a morar e a tocar com o tio e seus primos. A primeira apresentação como Família Lima foi no município de Morro Reuter, cidade de origem da família de Lorena. Daí em diante, a trajetória do grupo foi vertiginosa e apenas um ano depois eles já estavam fazendo shows no Principado de Andorra, Madri, Barcelona, Ilha de San Andrés (Caribe) e em Los Angeles. No ano seguinte Viena e Innsbruck (Áustria) e novamente Espanha (cidade de Granada). E em 1996 Nova York e Washington.
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário