sexta-feira, 23 de abril de 2010

Clube da Cerveja promove primeira degustação de cerveja do ano


A cerveja disputa com o vinho o título de bebida alcoólica mais antiga da humanidade e, assim como o vinho, esta intrinsecamente envolvida na história e cultura de vários povos. Logo, assim como sua concorrente, a cerveja também tem uma imensa variedade de estilos, sabores, produtores, técnicas de elaboração, entre outros detalhes. Em função disso, são imensas as possibilidades de harmonização de cerveja e pratos. Por isso, todos os meses, o Clube da Cerveja do Restaurante Figueira promove um encontro com representantes de uma cervejaria para uma harmonização e uma conversa sobre a cerveja em questão.
O primeiro evento deste ano, com o apoio da Stuttgart Artigos Finos, será na próxima quarta-feira, dia 28, a partir das 19h30min, com a biersommelier da cervejaria Schneider Weisse, Susanne Hecht, e a diretora e chef das salsichas Meica, Aline Packer. Elas conduzirão uma harmonização entre a cerveja de trigo mais conhecida do mundo e gastronomia alemã, com pratos como bolinho de bacalhau, salmão e lombo suíno ao molho de cerveja.
Produzindo especialmente cervejas de trigo por mais de 130 anos, a cervejaria Schneider Weisse é conhecida como a mãe deste estilo. Isso porque o mestre-cervejeiro real bávaro, Georg Schneider I, salvou a cultura desta cerveja. Foi ele quem comprou os direitos de fazê-la do rei Ludovico II e deu continuidade na fabricação.
A cervejaria Schneider Weisse, com data de 1872, produz uma abrangente oferta de cervejas de trigo e continua nas mãos da família Schneider, atualmente controlada pela sexta geração. Por esses motivos que, até hoje, orgulhosamente, mantém os tradicionais métodos de fermentação, em tanques abertos e na garrafa.
A versão principal da cervejaria e muitas vezes premiada, a Schneider Weisse Original, é uma interpretação escurecida do estilo Hefeweizen, de coloração âmbar escura, espuma densa, muito viva e complexa em aromas, remetendo a amêndoas, especiarias, banana e, sutilmente, a caramelo. Uma cerveja robusta, levemente ácida e com longa persistência no palato. Mesmo assim, refrescante e versátil em harmonizações, indo desde a culinária asiática à mexicana. No ano passado, essa cerveja foi eleita a primeira colocada no teste cego promovido pelo jornal O Estado de São Paulo, que avaliou as cervejas de trigo importadas disponíveis no Brasil.
As salsichas deutschländer Meica são conhecidas no mundo todo pelo sabor acentuado. A empresa alemã, fundada em 1908, é conhecida como “sinônimo de qualidade” em seus produtos. O processo de defumação das salsichas é feito sob fumo de faias (Buchenholz) observando os parâmetros máximos de qualidade, isto exige muita experiência.
Como nenhuma outra, a salsicha deutschländer reúne todas as famosas características das salsichas alemãs: estaladiças, como as knader, picantes como as frankfurter e suculentas como as bockwurst. Por tudo isso, elas são consideradas as melhores salsichas alemãs.

SERVIÇO:
O que: 1ª Degustação de Cerveja do Ano do Clube da Cerveja do Restaurante Figueira
Quando: Quarta-feira, dia 28, a partir das 19h30min
Quanto: R$ 86,00 Confirmações pelo telefone: (47) 3035-3710

Nenhum comentário:

Postar um comentário