A Stuttgart Artigos Finos, especialista em produtos importados e que são distribuídos para todo o Brasil, já está com a linha de artigos de Natal com produtos entre chocolates, biscoitos, pães de mel, entre outros. E a grande novidade para este ano é o pacote de 11 quilos de Cranberrys adoçados e desidratados vendidos para lojistas, que, por sua vez, comercializarão pacotes em quantidades menores para os consumidores . A fruta é diferente de qualquer outra do mundo e substitui a uva passa no preparo de pratos festivos como o arroz à grega, bolos de queijos, saladas e panetones. Biscoitos com cranberrys já chegaram na importadora.
Nos Estados Unidos, a cranberry tem um importante papel nos tradicionais feriados, como símbolo de uma vida saudável. Sua história data de centenas de anos, por volta de 1620, quando americanos misturavam carne de alce com uma pasta elaborada com a fruta, para conservar o alimento por um longo período. Além disso, também usavam o suco vermelho como tinta natural na coloração de tapetes, cobertores e roupas e, ainda, acreditavam em suas propriedades anti-sépticas, pois utilizavam a cranberry em ferimentos causados por flechas venenosas.
Conta à lenda que os peregrinos serviram cranberrys no primeiro dia de Ação de Graças em Plymouth, juntamente com peru selvagem e “succotash”. Durante a 2ª Guerra Mundial, tropas americanas solicitavam em torno de um milhão de quilos de cranberrys desidratadas, por ano, como forma de alimentação saudável para os soldados.
A fruta continua sendo muito utilizada e, nos últimos tempos, seu consumo tem aumentado em virtude dos efeitos antioxidantes. A ação antioxidante da fruta ajuda a prevenir inúmeras doenças, especialmente às infecções de repetição do trato urinário. A fruta possui vitamina C, fibras e manganês, além de, em quantidades altas, luteína e seaxantina, flavonóides, antocianidina, cianidina, peonidina e quercetina.
Muitas são as denominações utilizadas para a fruta, mas foi com os colonizadores alemães e holandeses, que se chegou ao nome cranberry, porque a fruta lembra a cabeça do pássaro Crane.
Nenhum comentário:
Postar um comentário