domingo, 28 de março de 2010

Blumenau viveu a tradição do canto coral no último final de semana












Nove corais participantes, 250 coralistas e um público estimado em 5 mil pessoas nas sete apresentações. Este foi o balanço do Chorfestival, o Festival de Corais de Blumenau, que encerrou na tarde deste domingo (28 de março), com um concerto dos grupos Licor de Pitanga (Itajaí) e Camerata Vocale (Blumenau), no Parque Ramiro Ruediger. Muitos blumenauenses foram ao parque especialmente para assistir à apresentação e os que já se encontravam no local também não resistiram e se uniram aos espectadores, fazendo da apresentação um sucesso.

O festival - realizado pela DFW Eventos & Produções, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), teve o patrocínio da Hering e BRDE, com apoio institucional da Fundação Cultural de Blumenau e do Conselho Municipal de Ensino da Língua Alemã.

O público foi brindado com cinco apresentações gratuitas em espaços públicos, no sábado e domingo. Na sexta-feira, o Polyphonia Khoros Coral e Orquestra de Florianópolis encantou o público com um concerto que reviveu grandes clássicos da música barroca, como Vivaldi, Mozart e Händel.

Para os coralistas, o auge do Chorfestival foi a tarde de sexta-feira, quando todos puderam se apresentar no palco do Centro Cultural 25 de Julho. Antes disso, no workshop ministrado pela maestrina Mércia Mafra Ferreira e a preparadora vocal Cláudia Bonaldo Ondrusek, do Polyphonia Khoros, foi uma oportunidade aos coralistas, de conhecer técnicas de respiração e aproveitamento da voz, para melhorar ainda mais sua performance musical.

O evento ainda reservou um momento de emoção, quando três ícones da cultura blumenauense foram homenageados pela sua dedicação ao canto coral: o ex-regente do Centro Cultural 25 de Julho Manfredo Bubeck, o ex-promotor de festivais internacionais de corais Harold Letzow e a família do maestro Heinz Geyer.

Os coralistas participantes e os homenageados elogiaram a iniciativa de se resgatar a tradição dos festivais de corais com o Chorfestival. A coordenadora do Coral Santa Cecília, de Gaspar, Ângela Pereira Spengler, ressaltou que o evento foi uma oportunidade para os grupos se conhecerem ou se reencontrarem, de observarem o que os outros têm de melhor e enriquecer o seu trabalho.

Para a coralista Rosângela Müller, do Camerata Vocale de Blumenau, os festivais são importantes para dar visibilidade a esta arte tão tradicional na cultura da região. "Os grupos fazem um esforço tão grande para manter sua formação, um bom repertório e um ritmo de ensaios. Precisam de oportunidades para mostrar esse trabalho ao público e o festival foi essa oportunidade", destaca.

Os homenageados Manfredo Bubeck e Harold Letzow ressaltaram a iniciativa de se promover a cultura em Blumenau. "A cidade pede mais eventos culturais, em especial os que valorizem a cultura alemã", disse Letzow.

Crédito das fotos para Eraldo Schneider.

Nenhum comentário:

Postar um comentário