segunda-feira, 26 de abril de 2010

Orquestra de Câmara de Blumenau faz apresentação em Florianópolis



Orquestra de Câmara de Blumenau faz apresentação em Florianópolis

crédto das fotos: Ricardo Silva/Photuspress

Projeto aprovado pela Lei Rouanet, patrocinado pela Cia Hering,
Já contemplou as cidades de Itajaí e Florianópolis


Fundada em 1981, com 29 anos de existência, a Orquestra de Câmara de Blumenau, conhecida por suas diversas apresentações pelo país, conclui o projeto “Orquestra de Câmara de Blumenau e a Música Germânica” com apresentação, dia 29, quinta-feira, em Florianópolis. Os concertos já foram apresentados em Itajaí e Blumenau. A Cia Hering, que está completando 130 anos de existência, é a patrocinadora do projeto, através da lei Rouanet, que tem por objetivo divulgar a música clássica para pessoas de todas as idades. Para democratizar o acesso à música de qualidade, todas as apresentações são gratuitas.
As apresentações contam com interpretações dos músicos W.A Mozart, J.S. Bach, G.F Handel F. Mendelssohn e J.Straus, todos alemães. Entre as várias apresentações, o Divertimento K137 (W.A Mozart) coloca o movimento lento (Andante) no início da partitura e exibe aí um tema de belo e elegante recorte, interrompido por séries de acordes de efeito teatral. O segundo movimento, Allegro di molto, é feito de deliciosa e febril agitação. O último movimento, Allegro assai, também é animado, só que seu clima, ritmado e dançante, parece ser mais o de uma página retirada de uma ópera bufa e de ambiental pastoril.
O compositor barroco G.F Handel é lembrado durante as apresentações com uma de suas obras mais populares: a Passacaglia Tema e 22 variações. Johann Sebastian Bach (J.S.Bach), mestre na arte da fuga, do contraponto e da música coral, é tido como um dos maiores compositores do Barroco e, por muitos, o maior compositor da história da música. É lembrado com o concerto para violino em lá menor e a Ária da Suíte nº3.
Muitas de suas obras refletem uma grande profundidade intelectual, uma expressão emocional profunda e, sobretudo, um grande domínio técnico em grande parte responsável pelo fascínio que diversas gerações de músicos demonstraram por Bach, especialmente depois de Felix Mendelssohn, que foi um dos responsáveis pela divulgação da obra do compositor. Mendelssohn é homenageado no concerto com Prelúdio.
O patrono da dinastia dos “reis da valsa”, Johann Baptist Strauss, nasceu em Viena e desde cedo já tocava violino. Ainda jovem, tornou-se o mais célebre compositor e intérprete de dança em Viena. Strauss foi o principal criador da valsa vienense. Compôs centenas de polcas, marchas, quadrilhas, galopes e valsas. Durante o concerto será lembrado por Pizzicato Polka e Tritsch Tratsch Polka.

Orquestra de Câmara de Blumenau

A Orquestra de Câmara de Blumenau (OCBLU) foi fundada em 1981 e percorreu palcos nacionais e internacionais apoiada por diversas empresas, principalmente as do Vale do Itajaí. Fez aproximadamente 700 concertos no país e no exterior que simbolizam a garra de seus componentes, mantendo desta forma a tradição musical trazida pelos pioneiros ao Vale do Itajaí. Gravou 10 LPs e 6 Cds. Atualmente, está preparando a gravação do seu primeiro DVD. Nesses trabalhos, sempre cotou com solistas de fama nacional e internacional.
A OCBLU passou por uma grande transformação em 2001 e conta com novos componentes e diversos projetos para divulgar e consolidar a sua marca no cenário nacional. Desde 2001, quem está à frente da orquestra é o jovem maestro Daniel Bortollossi, de Curitiba. Bortollossi, em agosto de 2008, dirigiu como convidado a Varna Philharmonia Orkestr (Bulgária) durante um simpósio internacional dedicado ao compositor Johannes Brahms. Como maestro convidado tem realizado concertos com vários conjuntos sinfônicos brasileiros, além de orquestras na Argentina, Portugal, Itália, Bulgária, Rússia, república Tcheca e Romênia.
O solista Daniele Girardello, natural da Itália, que atua também como diretor artístico da orquestra, possui curso completo de Violino dentro do Conservatório “G. Frescobasldi” de Ferrara (Itália). Desenvolveu intensa atividade musical com diversas orquestras italianas, dentre elas a Orchestra Cittá di Ferrara, Orchestra Sinfônica di Sanremo e Orchestra Synfonica Haydn de Bolzano.


Programa:
Compositor Música
W.A.Mozart Divertimento nº 2 – KV137
Andante
Allegro di molto
Allegro assai
J.S.Bach Concerto para violino em lá menor – BWV 1041
Allegro moderato
Andante
Allegro assai
(Daniele Girardello –violino)
G.F.Handel (arr Mahle) Passacaglia Tema e 22 variações
J.S.Bach Ária da Suíte nº3
F. Mendelssohn Prelúdio
J.Strauss Pizzicato Polka
J.Strauss Tritsch Tratsch Polka

SERVIÇO:
O quê: Concerto Orquestra de Câmara de Blumenau e a Música Germânica
Quando: 29/04 – Teatro Álvaro de Carvalho (Florianópolis)
Horário: 20h
Quanto: GRATUITO

Nenhum comentário:

Postar um comentário