sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Schrader comemora 150 anos





Os 150 anos de história vitoriosa da Schrader Comércio e Representação, de Blumenau, foram comemorados na noite de quinta-feira, dia 22, em uma festa em grande estilo para cerca de 400 convidados, entre amigos e clientes. Representantes das três últimas gerações da família receberam os parabéns pelo empreendimento de sucesso. Considerada a empresa mais antiga em atividades e com a gestão da mesma família na região do Vale do Itajaí, a empresa esbanja solidez. Recentemente inaugurou uma sede com quatro mil metros quadrados de área construída, o que a torna preparada para crescer nos próximos cinco anos sem precisar mexer na estrutura física.

A edificação foi adequada aos padrões de exigência da Mobil, empresa da qual a Schrader é distribuidora há quase 80 anos. “Tantos anos de parceria é resultado do bom relacionamento que mantemos ao longo destes anos”, diz um dos sócios da Schrader, Carlos Husadel Dalsenter. A Schrader está em segundo lugar em market-share e sexta no ranking absoluto no Brasil. Além disso, o market-share da empresa (13,2%) está acima da média nacional, que é de 11,8%.
Em seu discurso, o vice-presidente da Cosan e Representante das operações da Mobil no Brasil, Nelson Gomes, enfatizou a parceria de sucesso entre as duas empresas e elogiou o trabalho profissional da Schrader. “Tanto que não temos empresas nossas em Santa Catarina. Aqui a Schrader é o nosso braço”, declarou. As comemorações ganharam um brilho ainda mais especial depois do anúncio do representante da Mobil de que a parceria blumenauense integrou o “Círculo de Excelência” como distribuidora premier da companhia no ano de 2009.

Esta escolha anual leva em conta fatores como resultados, responsabilidade sócio-ambiental e iniciativa para soluções. Pela terceira vez a Schrader integra o grupo de distribuidores premier, que destaca os três melhores distribuidores da marca no país. Coincidindo com as comemorações pelo aniversário da Schrader, nesta semana a Cosan reuniu as equipes dos 15 distribuidores para sua convenção anual, em Itapema.

Com um faturamento de R$ 45 milhões em 2008, a empresa distribui, além dos lubrificantes Mobil, também filtros de ar Mann, detergentes automotivos e industriais e pneus para moto da marca Pirelli. Para este ano, a expectativa é de um crescimento de cerca de 10% no faturamento global. O grande mix de produtos e quantidade de mercadoria movimentada resulta em um complexo processo de compra, armazenagem e venda. A empresa mantém também assistente técnico dedicado à área e realiza frequentemente trabalhos de análise de óleo, acompanhamento, extensão do período de troca e treinamentos.
Sucessão familiar

A continuidade das empresas familiares por três ou mais gerações é um desafio de quebra de paradigmas. Em dezenas de países existem frases muito parecidas com a brasileira de “pai rico, filho nobre, neto pobre”. No México é comum ouvir: “pai comerciante, filho playboy, neto mendigo”. Na Alemanha se conhece um trocadilho bem pesado: “Erwerben, vererben, verderben”, o que significa: “a primeira geração desenvolve, a segunda herda e a terceira destrói”. Outra frase universal conhecida diz: “pai na coluna empresarial, filho na coluna social e neto na coluna policial”. Se olharmos países, estados e reinados, esse paradigma tem as suas razões. Por outro lado, se conhece dezenas de empresas familiares bem sucedidas na terceira, quarta e até 13ª. geração. Um bom exemplo disso é a blumenauense Schrader Comércio e Representações Ltda. que está na sexta geração e este ano completa 150 anos de atividades ininterruptas.

Especialistas comprovam que é possível ter uma sucessão familiar bem sucedida, desde que sejam estabelecidos parâmetros bem claros de como será a sucessão dos herdeiros bem cedo. Normas, rituais e disciplina são fundamentais. É necessário aprender a gerenciar conflitos que, se não forem bem administrados, podem gerar rupturas dolorosas na família e, consequentemente, refletirem no negócio. Por isso, muitas empresas familiares de médio e grande porte desaparecem na primeira, na segunda ou na terceira geração.

Na Schrader, que está na quinta geração, os sócios, Carlos Henrique Schmidt e Carlos Husadel Dalsenter, contam que o que vale na empresa é a meritocracia para que alguém seja promovido. Assim foi com eles, que passaram por diversos setores da empresa, assim está sendo com os seus filhos, Alexandre Demmer Schmidt e Tomás Antônio Schmidt Dalsenter, que representam a sexta geração e hoje atuam na coordenação da área de vendas. Ambos passaram por todos os setores na empresa e, inclusive, tiveram experiências profissionais fora da Schrader, para ampliar o currículo.

Conheça os herdeiros até a sexta geração:

Ferdinand Schrader: Nasceu em 20 de junho de 1830, na cidade de Ruembeck, província de Magdeburgo, Alemanha. Quando tinha 25 anos, seu entusiasmo de moço fê-lo abraçar os ideais de colonização do Dr. Blumenau, levando-o a imigrar para o Brasil. Ferdinand chegou a Blumenau por volta do ano de 1855, poucos anos após a fundação de Blumenau. Foi quem deu início a Schrader em 1859.

Alwin Schrader: Nasceu em 26 de dezembro de 1869 em Blumenau. Foi o terceiro filho de Ferdinand e, por conta da precariedade do ensino na colônia, naquela época, ele foi enviado à Alemanha para concluir seus estudos. Por volta de 1890 regressou a Blumenau a fim de auxiliar o pai na casa comercial. Assumiu a direção do empreendimento em 1894.

Heinz Schrader: Nasceu em 6 de janeiro de 1905. Aos 22 anos retorna da Europa, onde concluiu seus estudos. Dotado de grande espírito de gratidão e muita força de vontade, ao encontrar uma Blumenau estagnada, tratou de transformar o empreendimento familiar, diversificando atividade ali exercida e ampliando as ações da organização, que passou a atuar como uma grande empresa comercial e atacadista. Em 1987, quando a empresa completou 128 anos de existência, ele comemorou também 60 anos de liderança ininterrupta a frente da Schrader.

Heinz Wolfgang Schrader: Nasceu em 02 de junho de 1935. Iniciou suas atividades na empresa em 1957 tendo sido nomeado diretor em 1961. Desenvolveu suas atividades na empresa com foco mais fortemente voltado a concessionária de caminhões Mercedes Benz participando ativamente da criação e implantação de uma concessão Mercedes Benz em Itajaí, a Itadisa-Itajaí Diesel S.A. Após o acordo familiar de 1997, passou a dedicar-se exclusivamente a concessionária Mercedes Benz em Blumenau.

Lothar Schmidt: Casado com Siegrid Schrader Schmidt – filha de Heinz Schrader - nasceu em 26 de dezembro de 1926. Após desenvolver atividades em empresas do comércio local, foi convidado a ingressar na Schrader em 1950, tendo sido nomeado procurador em 1959 e diretor em 1961. Embora sempre tenha se dedicado mais fortemente a atividade da distribuição dos produtos Mobil, no inicio dos anos 70 foi o grande incentivador e lutador para a implantação de uma nova concessionária Mercedes Benz no município vizinho de Itajaí, criada em 1973. Com o acordo familiar de 1997, passou a se dedicar exclusivamente as atividades da Itadisa - Itajaí Diesel S.A.

Carlos Henrique Schmidt: Nasceu em 9 de março de 1958. Após 20 anos de atividades no ramo industrial, foi convidado a estruturar o acordo familiar de 1997. Após a conclusão desse mesmo acordo, ingressou na Schrader Comércio e Representações na qualidade de sócio proprietário juntamente com sua irmã Bettina Schmidt Dalsenter e seu cunhado Carlos Husadel Dalsenter.

Carlos Husadel Dalsenter: Casado com Bettina Schmidt Dalsenter – filha de Lothar Schmidt – nasceu em 26 de setembro de 1953. Após desenvolver atividades em empresas locais, ingressou na Schrader em 1978 supervisionando as vendas de produtos Mobil. Também atuou na administração das duas concessionárias Mercedes Benz no período de 1980 a 1997. Em função do acordo familiar de 1997, passou a dedicar-se com exclusividade as atividades da Schrader Comércio e Representações Ltda. na qualidade de sócio proprietário juntamente com a esposa e o cunhado Carlos Henrique Schmidt.

Tomás Antônio Schmidt Dalsenter: Nasceu em 10 de janeiro de 1981. Formado em Administração de Empresas, exerceu a função de estagiário durante um período de seis meses durante o ano de 1999. Após atuar por três anos na sua própria empresa do ramo de produtos para informática, vendeu a mesma e voltou à Schrader Comércio e Representações Ltda., em 2003. Desenvolveu atividades na área de vendas do segmento de postos de combustível e atualmente exerce a função de Coordenador de Vendas da área Automotiva.

Alexandre Demmer Schmidt: Nasceu em 21 de janeiro de 1987. Atualmente cursando o último semestre de Administração de Empresas na FURB, iniciou suas atividades na Schrader em 2005, auxiliando em projetos diversos. Após conhecer todos os setores da empresa, passou por um período afastado, quando fez um intercâmbio universitário na Alemanha. Retornou à empresa em agosto de 2008 e desde abril de 2009 exerce a função de Coordenador de Vendas das áreas Industriais e de Consumidores Finais.

Havan contrata temporários para os finais de semana

O objetivo é agilizar o atendimento nas lojas, com o aumento do fluxo de clientes, comum nesta época do ano

A rede de lojas Havan abre vagas temporárias para interessados em trabalhar exclusivamente aos sábados, domingos e feriados. São ao todo 43 vagas que serão distribuídas conforme a necessidade de cada filial, com período de contratação de dois ou três meses.

Os contratados atuarão no setor de pacotes e na reposição de produtos nos setores de cama/mesa/banho, ferramentas/camping, confecção, brinquedos, utilidades domésticas e bebê.

Conforme Shirlei Rescarolli, analista de treinamento e desenvolvimento da Havan, as contratações visam agilizar o atendimento nas lojas, acompanhando o aumento do fluxo de clientes, comum nesta época do ano, principalmente aos finais de semana. “É também uma oportunidade para quem já trabalha ou estuda durante a semana e deseja ganhar uma renda extra”, ressalta Shirlei, afirmando que há possibilidade de efetivação do contrato.

Os candidatos devem ter conhecimento básico em abastecimento de mercadorias e atendimento ao cliente, além de habilidades como organização, comunicação, agilidade, iniciativa e relacionamento interpessoal. Os colaboradores temporários contratados receberão vale-refeição e vale-transporte como benefícios.Os interessados devem entregar currículo na filial onde desejam atuar, ou cadastrar-se através do site http://www.lojashavan.com.br/ em Trabalhe Conosco.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Havan de Joinville apresenta novidades a futuros noivos

Filial recebe a Expo Havan Noivas, tradicional feira que reúne produtos e serviços para casamentos

A Havan de Joinville será o destino de casais que desejam subir ao altar, no próximo domingo, dia 25 de outubro. A filial recebe a Expo Havan Noivas, tradicional feira promovida pela rede de lojas, que reunirá uma variedade de produtos e serviços para casamentos, das 14h às 20h.
Os noivos terão a oportunidade de conhecer empresas que oferecem serviços de decoração, filmagem, fotografia, bolos, doces, buffet, ateliês de trajes e vestidos, cabeleireiros, música, entre outros. Enfim, tudo o que é necessário para tornar o grande dia perfeito.

Estandes das empresas prestadoras de serviços para casamento estarão montados no interior da loja Havan em Joinville. Esta edição contará com a participação Cine Foto Mary, Nudel Mania, Banda Ramal 05, Foto Áurea, Andrea Biscuits, Bourbon Hotel, Marileia Cerimonial, Foto Globo, Cristiano Alessandro Noivas, Jack Simoneia, Foto Arte Produções, Samuel do Trompete, Ana Bella Noivas, Bibelô Ateliê, Serena Cabeleireira, By Diana, Perfect Chocolate, FR Transporte de Noivas e Fazzenda Park Hotel.

O público poderá ainda conferir desfiles com Ana Bella Noivas, às 16h e Cristiano Alessandro Noivas, às 18h. Serão exibidos na passarela, vestidos de noivas, trajes para noivos, madrinhas, damas de honra e pajens.
Providências

A Expo Havan Noivas facilita a organização do casamento aos noivos. Até chegar ao sim no altar, a cerimônia e a festa de casamento envolvem uma série de providências. Para garantir a igreja desejada, o local de festa ideal, os melhores serviços e produtos é preciso começar a organizar tudo muito antes da data. A Expo Havan Noivas auxilia nesta missão. Os noivos podem contratar ou simplesmente conhecer as opções em serviços, do convite à lembrancinha, da roupa à fotografia, do bolo à lua de mel.

Lista de Casamento

Os visitantes ainda poderão conhecer na Expo Havan Noivas, a Lista de Casamento, serviço gratuito feito para facilitar tanto a vida de quem dá o presente, quanto a vida de quem o recebe.
A lista dispõe de uma grande variedade de produtos e lançamentos de todos os estilos e valores. A cada ano, mais de dois mil casais fazem suas listas de presentes gratuitamente nas lojas Havan em Santa Catarina e Paraná. A Lista de Casamento Havan oferece vantagens como uma madrinha que ajuda os noivos a elaborarem a lista e atende seus convidados na compra do presente. Os produtos são entregues no endereço do evento, sem custos, nas cidades onde a Havan tem filiais. O casal ainda recebe uma bonificação de 2% sobre o total da lista adquirida pelos convidados, para retirar em novas mercadorias

A Lista também pode ser feita na loja virtual. Os noivos escolhem todos os produtos que desejam ganhar no site http://www.havan.com.br/ e divulgam a lista por e-mail aos amigos, colegas e familiares. Para que a lista também seja publicada na loja física, é necessário entrar em contato com a madrinha da Loja Havan mais próxima.

Havan inicia seleção de colaboradores em Tubarão

A rede abre cerca de 150 vagas de empregos com a abertura de nova filial

A Havan recebe, a partir da próxima segunda-feira, dia 26 de outubro, currículos para as vagas de emprego da filial de Tubarão, para dar início a seleção dos candidatos. São cerca de 150 vagas disponíveis, para atuação nas áreas operacional, comercial e administrativa da nova loja, que deve inaugurar em dezembro.

Os candidatos devem entregar currículo na Agência SET, (Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, sala 602, Vila Moema) ou enviar para o e-mail rh@clicset.com.br. Quem for contratado, além de fazer parte da equipe de uma das maiores redes de lojas de departamentos do Brasil, receberá diversos benefícios, treinamentos e encontrará oportunidades de crescimento profissional, aliadas à política de cargos e salários. Os colaboradores da rede recebem como benefícios vale-refeição, vale-alimentação, participação de resultados (PPR) e uniforme.

A Havan possui um programa completo de treinamento, para capacitar novos colaboradores e aperfeiçoar os experientes. Os recém-contratados são submetidosa um treinamento de integração. “O curso auxilia o novo colaborador a encontrar o modo correto de se desenvolver e portar dentro da empresa”, explica Shirlei Rescarolli, analista de treinamento e desenvolvimento da Havan. Os colaboradores experientes participam constantemente de programas de reciclagem e aperfeiçoamento, conforme a necessidade de cada setor.

Havan no Farol Shopping

As obras no espaço que será ocupado pela Havan, no Farol Shopping, já começaram. A filial será uma das âncoras do empreendimento, ocupando área de 3 mil metros quadrados, onde serão distribuídos os setores de moda, cama/mesa/banho, bazar, brinquedos, eletroeletrônicos, camping e outros. Em cada unidade da Havan são comercializados, em média, 100 mil itens de produtos. A Havan vai investir cerca de R$ 10 milhões em infraestrutura física, estoque, treinamento de equipe e marketing na nova loja.

A loja do Farol Shopping seguirá o novo padrão da rede Havan, que alia modernos conceitos de arquitetura e visual merchandising, inspirados nos maiores centros de consumo mundiais. O espaço físico, layout, expositores e as tecnologias aplicadas nas unidades da Havan são projetados para aliar conforto e praticidade às compras.

SET
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, sala 602, Vila Moema, Tubarão, SC
Fone: (48) 3622-1686
email: rh@clicset.com.br
www.clicset.com.br

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Schrader completa 150 anos com jantar festivo

Ao contrário de muitas empresas que fracassaram no transcorrer das gerações, a Schrader Comércio e Representação, de Blumenau está cada vez mais forte e nesta quinta-feira, dia 22, comemora com um jantar no tabajara Tênis Clube, às 20h30min, 150 anos de atividades ininterruptas. De acordo com o Arquivo Histórico, é a empresa mais antiga do Vale do Itajaí ainda em atividade e gerida pela mesma família. A administração está na quinta geração e já preparando a sexta geração, dois filhos dos sócios que trabalham na empresa.

A previsão é de que 400 pessoas, entre clientes e amigos compareçam ao aniversário da empresa, que contará com muitas surpresas. Mas, o que já pode ser divulgado é que o mestre de cerimônias será o jornalista Mário Motta e o evento contará com a presença do vice-presidente da Cosan e Representante das operações da Mobil no Brasil. A Schrader é distribuidora da Mobil há quase 80 anos. A parceria tem dado tão certa que a edificação da nova sede da empresa blumenauense foi adequada aos padrões de exigências da parceira. A Schrader está em segundo lugar em market-share e sexta no ranking absoluto no Brasil. Além disso, o market-share da empresa (13,2%) está acima da média nacional, que é de 11,8%. O jantar será ao som do pianista Geraldo Bispo e haverá um Concerto com a Orquestra de Câmara de Blumenau.

Com um faturamento de R$ 45 milhões em 2008, a empresa distribui, além dos lubrificantes Mobil, também filtros de ar Mann, detergentes automotivos e industriais e pneus para moto da marca Pirelli. Para este ano, a expectativa é de um crescimento de cerca de 10% no faturamento global. O grande mix de produtos e quantidade de mercadoria movimentada resulta em um complexo processo de compra, armazenagem e venda. A empresa mantém também assistente técnico dedicado à área e realiza frequentemente trabalhos de análise de óleo, acompanhamento, extensão do período de troca e treinamentos.

Sucessão familiar

A continuidade das empresas familiares por três ou mais gerações é um desafio de quebra de paradigmas. Em dezenas de países existem frases muito parecidas com a brasileira de “pai rico, filho nobre, neto pobre”. No México é comum ouvir: “pai comerciante, filho playboy, neto mendigo”. Na Alemanha se conhece um trocadilho bem pesado: “Erwerben, vererben, verderben”, o que significa: “a primeira geração desenvolve, a segunda herda e a terceira destrói”. Outra frase universal conhecida diz: “pai na coluna empresarial, filho na coluna social e neto na coluna policial”. Se olharmos países, estados e reinados, esse paradigma tem as suas razões. Por outro lado, se conhece dezenas de empresas familiares bem sucedidas na terceira, quarta e até 13ª. geração. Um bom exemplo disso é a blumenauense Schrader Comércio e Representações Ltda. que está na sexta geração e este ano completa 150 anos de atividades ininterruptas.

Especialistas comprovam que é possível ter uma sucessão familiar bem sucedida, desde que sejam estabelecidos parâmetros bem claros de como será a sucessão dos herdeiros bem cedo. Normas, rituais e disciplina são fundamentais. É necessário aprender a gerenciar conflitos que, se não forem bem administrados, podem gerar rupturas dolorosas na família e, consequentemente, refletirem no negócio. Por isso, muitas empresas familiares de médio e grande porte desaparecem na primeira, na segunda ou na terceira geração.

Na Schrader, que está na quinta geração, os sócios, Carlos Henrique Schmidt e Carlos Husadel Dalsenter, contam que o que vale na empresa é a meritocracia para que alguém seja promovido. Assim foi com eles, que passaram por diversos setores da empresa, assim está sendo com os seus filhos, Alexandre Demmer Schmidt e Tomás Antônio Schmidt Dalsenter, que representam a sexta geração e hoje atuam na coordenação da área de vendas. Ambos passaram por todos os setores na empresa e, inclusive, tiveram experiências profissionais fora da Schrader, para ampliar o currículo.

Conheça os herdeiros até a sexta geração:

Ferdinand Schrader: Nasceu em 20 de junho de 1830, na cidade de Ruembeck, província de Magdeburgo, Alemanha. Quando tinha 25 anos, seu entusiasmo de moço fê-lo abraçar os ideais de colonização do Dr. Blumenau, levando-o a imigrar para o Brasil. Ferdinand chegou a Blumenau por volta do ano de 1855, poucos anos após a fundação de Blumenau. Foi quem deu início a Schrader em 1859.

Alwin Schrader: Nasceu em 26 de dezembro de 1869 em Blumenau. Foi o terceiro filho de Ferdinand e, por conta da precariedade do ensino na colônia, naquela época, ele foi enviado à Alemanha para concluir seus estudos. Por volta de 1890 regressou a Blumenau a fim de auxiliar o pai na casa comercial. Assumiu a direção do empreendimento em 1894.

Heinz Schrader: Nasceu em 6 de janeiro de 1905. Aos 22 anos retorna da Europa, onde concluiu seus estudos. Dotado de grande espírito de gratidão e muita força de vontade, ao encontrar uma Blumenau estagnada, tratou de transformar o empreendimento familiar, diversificando atividade ali exercida e ampliando as ações da organização, que passou a atuar como uma grande empresa comercial e atacadista. Em 1987, quando a empresa completou 128 anos de existência, ele comemorou também 60 anos de liderança ininterrupta a frente da Schrader.

Heinz Wolfgang Schrader: Nasceu em 02 de junho de 1935. Iniciou suas atividades na empresa em 1957 tendo sido nomeado diretor em 1961. Desenvolveu suas atividades na empresa com foco mais fortemente voltado a concessionária de caminhões Mercedes Benz participando ativamente da criação e implantação de uma concessão Mercedes Benz em Itajaí, a Itadisa-Itajaí Diesel S.A. Após o acordo familiar de 1997, passou a dedicar-se exclusivamente a concessionária Mercedes Benz em Blumenau.

Lothar Schmidt: Casado com Siegrid Schrader Schmidt – filha de Heinz Schrader - nasceu em 26 de dezembro de 1926. Após desenvolver atividades em empresas do comércio local, foi convidado a ingressar na Schrader em 1950, tendo sido nomeado procurador em 1959 e diretor em 1961. Embora sempre tenha se dedicado mais fortemente a atividade da distribuição dos produtos Mobil, no inicio dos anos 70 foi o grande incentivador e lutador para a implantação de uma nova concessionária Mercedes Benz no município vizinho de Itajaí, criada em 1973. Com o acordo familiar de 1997, passou a se dedicar exclusivamente as atividades da Itadisa - Itajaí Diesel S.A.

Carlos Henrique Schmidt: Nasceu em 9 de março de 1958. Após 20 anos de atividades no ramo industrial, foi convidado a estruturar o acordo familiar de 1997. Após a conclusão desse mesmo acordo, ingressou na Schrader Comércio e Representações na qualidade de sócio proprietário juntamente com sua irmã Bettina Schmidt Dalsenter e seu cunhado Carlos Husadel Dalsenter.

Carlos Husadel Dalsenter: Casado com Bettina Schmidt Dalsenter – filha de Lothar Schmidt – nasceu em 26 de setembro de 1953. Após desenvolver atividades em empresas locais, ingressou na Schrader em 1978 supervisionando as vendas de produtos Mobil. Também atuou na administração das duas concessionárias Mercedes Benz no período de 1980 a 1997. Em função do acordo familiar de 1997, passou a dedicar-se com exclusividade as atividades da Schrader Comércio e Representações Ltda. na qualidade de sócio proprietário juntamente com a esposa e o cunhado Carlos Henrique Schmidt.

Tomás Antônio Schmidt Dalsenter: Nasceu em 10 de janeiro de 1981. Formado em Administração de Empresas, exerceu a função de estagiário durante um período de seis meses durante o ano de 1999. Após atuar por três anos na sua própria empresa do ramo de produtos para informática, vendeu a mesma e voltou à Schrader Comércio e Representações Ltda., em 2003. Desenvolveu atividades na área de vendas do segmento de postos de combustível e atualmente exerce a função de Coordenador de Vendas da área Automotiva.

Alexandre Demmer Schmidt: Nasceu em 21 de janeiro de 1987. Atualmente cursando o último semestre de Administração de Empresas na FURB, iniciou suas atividades na Schrader em 2005, auxiliando em projetos diversos. Após conhecer todos os setores da empresa, passou por um período afastado, quando fez um intercâmbio universitário na Alemanha. Retornou à empresa em agosto de 2008 e desde abril de 2009 exerce a função de Coordenador de Vendas das áreas Industriais e de Consumidores Finais.