terça-feira, 4 de maio de 2010

Havan patrocina sonho do paratleta Matheus Rheine


Rede de lojas continuará apoiando o paratleta em competições nacionais e internacionais

A Havan renovou o patrocínio ao jovem nadador deficiente visual revelação de Brusque, Matheus Rheine Corrêa de Souza, com uma cota mensal, além de ajuda nas despesas de participação em competições. De 28 a 30 de maio, o paratleta da equipe Abain/Extreme Academida, que persegue o sonho de nadar nas Paraolimpíadas, disputa a 1ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa de Natação, em Fortaleza (CE).

A rede de lojas pagará as passagens do atleta, do técnico, Bay, e do pai, José Luis Rheine, que também é o tapper (quem “avisa” ao nadador deficiente visual que a borda da piscina se aproxima). Cinco dias após esta competição, ele viajará com a Seleção Paraolímpica Brasileira para um campeonato aberto de natação na Grécia. Nas provas, ele buscará índices para o mundial do IPC (Comitê Paraolímpico Internacional), que será realizado em agosto, na Holanda.

Aos 17 anos, Matheus coleciona importantes vitórias e muitas medalhas. Ganhou três de ouro nas Paraolimpíadas Escolares Nacionais, em Brasília, em 2007; e três de ouro no Parajasc (Jogos Paraolímpicos de Santa Catarina), em 2008. Em 2009, foram três de bronze e uma de prata em São Paulo, duas de prata em Fortaleza (CE), e uma de prata e outra de ouro em Porto Alegre (RS), em etapas do Circuito Loterias da Caixa. Fechou um ano repleto de conquistas com mais quatro medalhas de ouro na 3ª edição das Paraolimpíadas Escolares Nacionais, em Brasília.

O apoio da Havan permite que o atleta viaje para os locais das competições um dia antes da apresentação dos exames oftalmológicos. “Resultando em melhores condições de descanso e treino para reconhecimento da piscina onde competirá, prática fundamental para bons resultados, assim como fazem os atletas de ponta”, ressalta o pai.

Paraolimpíadas

Todo o esforço de Matheus está focado em seu maior sonho: participar dos Jogos Paraolímpicos de Londres, em 2012. Para isso, submete-se a uma rotina pesada de exercícios para melhorar cada vez mais seus tempos. Ele treina duas horas por dia, de segunda a sábado, além de treinos extras às segundas, quartas e sexta-feiras à noite, com o professor Rogério Branco.

“Matheus tem totais chances de competir já em 2012 e ganhar experiência para lutar por medalhas no Rio de Janeiro, em 2016. Estamos dando o máximo de apoio para ajudar a realizar seu sonho”, afirma o pai.

Na classe S11, ele é hoje o recordista brasileiro nos 400 metros livres, com a marca de 5 minutos e 22 segundos. “Considero Matheus a grande promessa na natação entre os deficientes visuais”, avalia Gustavo Maciel Abrantes, coordenador técnico de natação do Comitê Paraolímpico Brasileiro. “Melhor ainda é saber que tantos profissionais tem interesse em desenvolver o seu talento”, frisa.

O diretor-presidente da Havan, Luciano Hang, acompanha a trajetória de sucesso de Matheus nas piscinas desde sua infância. “Esse menino está se destacando muito no esporte nacional e mundial. É um exemplo para todos nós e um orgulho para Brusque”, enfatiza Hang.

Confira a agenda de competições de Matheus Rheine:

Dia 6 de junho - Campeonato Aberto de Natação Paraolímpica – Grécia.
De 16 a 20 de junho - Campeonato Aberto de Natação Paraolímpica - Berlim, Alemanha.
De 9 a 21 de agosto - Campeonato Mundial Paraolímpico de Natação IPC 2010 - Eindhoven, Holanda.
De 27 a 29 de agosto - 2ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico Natação - São Paulo, SP.
De 1º a 06 de setembro - Paraolimpíadas Escolares 2010 - São Paulo, SP.
De 22 a 24 de outubro - Meeting Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação - Rio de Janeiro, RJ.
De 3 a 5 de dezembro - 3ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico Natação - Porto Alegre, RS.

Para mais informações:
José Luis Rheine Lopes de Souza - (47)9989-1758/ (47) 3350-1307/ rheinerj@terra.com.br.
Treinador Bay (Abain/Extreme) - (47) 9902 5122/ bay301@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário